Aécio Neves: biografia

Com um histórico de conquistas e vitórias incontestável, Aécio Neves, se tornou um grande nome em Minas, digno de se tornar o mais capacitado para as assumir a Presidência da República em 2015.

Aécio Neves: biografia – conheça a trajetória política do senador, deputado e governador que mudou Minas com uma gestão eficiente.

Fonte: Queremos Aécio Neves Presidente

Imagem

Aécio Neves: biografia e gestão eficiente

senador Aécio Neves da Cunha (PSDB-MG) nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 10 de março de 1960, filho do ex-deputado federal Aécio Ferreira da Cunha e de Inês Maria Neves Faria. Aos 52 anos de idade, tem cerca de 30 anos de dedicação à vida pública no Brasil. É economista, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte, no ano de 1984.

Além do pai, Aécio vem de uma família com forte tradição na política, neto do ex-presidente da República Tancredo Neves e do deputado federal Tristão da Cunha.

Aécio Neves nas urnas sempre obteve votações consagradoras. Para o Governo de Minas, em 2002, foram 5.282.043 votos ou 58% dos votos válidos e a maior votação da história do estado até então, eleito em primeiro turno. Tornou-se o primeiro governador de Minas a vencer no primeiro turno. Na reeleição em 2006, conseguiu 7.482.809 de votos, ou o equivalente a 77,03% dos votos válidos, novamente um recorde. Como candidato asenador por Minas Gerais, atingiu a marca de 7.565.377 votos.

Já na sua primeira disputa eleitoral, em 1986, ele havia obtido 236.019 votos, o deputado mais votado de Minas Gerais para a Assembleia Nacional Constituinte, que coroou o processo de redemocratização no Brasil. Na eleição de 1998, os mineiros fizeram dele odeputado federal mais votado do PSDB em todo o Brasil e também o deputado reeleito com maior número de votos em Minas Gerais com 185.050 votos.

Aécio Neves da Cunha governou Minas Gerais por dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2010. A implantação do programa Choque de Gestão é sua principal marca comogovernador, hoje uma referência fundamental para a administração pública no Brasil.

Choque de Gestão baseia-se na proposta de se gastar menos com o Estado para investir mais no cidadão, em particular em programas sociais de grande retorno para a população e em pautar a administração por metas, medindo e priorizando o resultado das ações do governo. A iniciativa saneou e modernizou a administração estadual, abrindo caminho para investimentos em escala inédita na história de Minas Gerais.

Aécio conseguiu o equilíbrio fiscal de Minas foi reconhecido pelo governo federal, que autorizou que, depois de anos, o Governo de Minas pudesse voltasse a captar recursos internacionais. Especialistas e organismos internacionais também reconheceram a importante conquista.

Em 2006, no Banco Mundial, em Washington, foram apresentadas as bases do Choque de Gestão, que foi reconhecido como experiência bem-sucedida em administração pública. Além disso, os especialistas afirmaram  que o programa merecia ser compartilhado com outros países e passram a recomendarar a experiência implementada por Aécio Neves.

Anúncios
Esse post foi publicado em Política Brasil. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Aécio Neves: biografia

  1. Jose Albino disse:

    Bela história do Senador Aécio Neve, grande homem da política brasileira !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s