Venezuela condena publicação de falsa foto de Chávez pelo “El País”

Chega a ser hilário ver o desespero da oposição e dos países de primeiro mundo que não suportam ver o populista Chávez, recuperar as forças. Tudo isso, por que é um país independente, possui certo poder com suas reservas de petróleo e ainda é porta-voz dos países minoritários, que não tem força para se impor contra os gigantes.

Segue a matéria do Opera Mundi:

Reprodução/El País
“Falsa e grotesca”. Foi dessa forma que o ministro da Comunicação venezuelano, Ernesto Villegas, qualificou uma foto publicada esta quinta-feira (24/01) pelo jornal espanhol El País.

A imagem, de um homem entubado em uma cama de hospital, foi vendida aos leitores do diário como sendo o presidente Hugo Chávez.

Por meio de sua conta no Twitter (@VillegasPoljakE), Villegas desmentiu o El País: “Tão grotesca como falsa a foto de “Chávez entubado” que hoje publica na primeira página o venerado diário El País da Espanha”, escreveu.

Inicialmente, o jornal informou que a imagem havia sido registrada “há poucos dias” pela agência de notícias Gtres Online e que “não pôde verificar de forma independente as circunstâncias em que foi tirada, tampouco o momento preciso e o lugar”. O jornalista espanhol Moises Naim chegou a anunciar por meio de sua conta no Twitter: “preparem-se para uma extraordinária fotos exclusiva na web do El País em breve”. Horas depois, o periódico publicou nota se retratando.

“O El País retirou de sua página na internet a foto que mostrava um homem entubado em uma cama de hospital e que uma agência de notícias havia fornecido ao jornal, afirmando que se tratava de Hugo Chávez, presidente da Venezuela. El País pede desculpas a seus leitores pelo dano causado”, informa o comunicado. Não houve, porém, qualquer pedido de desculpas ao presidente ou à família de Chávez.

 

 

Villegas informou que a imagem foi capturada de um vídeo hospedado no YouTube, datado de 2008, denominado “Intubação de acromegalia AMVAD”. “Deste vídeo vem a falsa ‘foto de Chávez entubado’ que publicou o El País da Espanha na primera página: http://www.youtube.com/watch?v=DB4bIH0GsYU …”, continuou o ministro.

Em artigo escrito para Opera Mundi, o articulista francês Salim Lamrani lembrou que, desde a chegada de Chávez ao poder, o El País adotou “uma linha editorial muito crítica em relação à Venezuela”.

Recuperação

De acordo com informações de membros do governo venezuelano e de chefes de Estado próximos a Chávez, o presidente está se recuperando da quarta cirurgia a que foi submetido em 11 de dezembro do ano passado. Informes divulgados recentemente pelo vice-presidente Nicolás Maduro e pelo ministro da Comunicação — únicos funcionários autorizados a informarem sobre a saúde do presidente — dão conta da melhora do líder venezuelano.

Segundo o presidente da Bolívia, Evo Morales, Chávez já estaria fazendo fisioterapia. A informação não foi negada ou confirmada pelas autoridades venezuelanas. Evo esteve presente em cerimônia dia 10 de janeiro em Caracas, data prevista na Constituição venezuelana para a posse do presidente. Um dia antes, o Tribunal Superior de Justiça (TSJ) aprovou que o ato fosse postergado e ainda a continuidade do Executivo liderado pelo vice-presidente.

* Com informações da rede multiestatal TeleSur

Anúncios
Esse post foi publicado em Mundo, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s