Brasil? Democracia? Estado de Bem estar Social?

O Brasil é um país livre? Nós somos senhores da nossa política ou somos os escravos dela?

É muito complicado definir e até mesmo entender o significado de democracia, pois existem vários conceitos, mas existe um ideal que deve ser alcançado, uma sociedade utópica é aquela que possui Liberdade (jurídica, formal), Igualdade em todas as suas instâncias e Soberania popular (a vontade do povo conduz a ação do estado).

 Na América Latina estamos longe de conseguir atingir uma democracia plena. Em vários países observamos esforços de políticos para se perpetuarem no poder e alegarem que o processo democrático os protege. Hugo Chaves acabou com a liberdade de imprensa da Venezuela e se mantem no poder, depois de um golpe militar desde 1999 (caso venha a falecer, será tratado como um libertador, prova da alienação do seu país) A família Castro faz o mesmo com Cuba. Rafael Correia, Evo Morales são outros casos suspeitos, Lula entraria fácil nessa lista caso a oposição do país fosse fraca e a nossa Constituição falha, portanto colocou a presidente Dilma no poder.

Para alguns teóricos o simples fato de termos eleição para presidente é suficiente para um estado ser democrata, mas os brasileiros não podem se contentar com isso, uma nação precisa ter participação popular em todas as camadas do governo, ela deve ser representativa e nossos políticos devem prestar contas. Caso contrário, seremos reféns de suas políticas. E é nesse ponto que o sistema político entra.

 Não vivemos em um estado socialista onde o estado intervêm em tudo e em todos, muito menos em um estado liberal, onde ele é omisso e apenas serve para garantir a segurança. Vivemos em uma política que busca o bem estar social com atitudes assistencialistas implantadas pela Ruth Cardoso, no mandato do ex presidente Fernando Henrique Cardoso, que iniciou os projetos das bolsas. O ex presidente Lula apenas se aproveitou da situação, e deu continuidade apenas juntando as bolsas em uma só e renomeando para Bolsa Família. Depois ele e sua sucessora, a presidente Dilma, fizeram algo que era esperado, aprofundar e expandir o programa, com a única intenção de conquistar o povo pela barriga, sem a menor intenção de melhorar a vida desses cidadãos para que não dependam mais das bolsas.

Brasil.+Um+pais+de+tolos.jpg (353×334)

Caso o Partido Social Democrata Brasileiro decida lançar o senador Aécio Neves para a presidência com o apoio do Fernado Henrique Cardos, podemos ter certeza, será uma grande oportunidade para iniciar um Choque de Gestao para o Brasil melhorar ainda mais.

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em Política Brasil e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s