China anuncia aumento de 10,7% para gastos militares em 2013.

Ação mais que legítima. A China tem o direito de assegurar sua soberania nacional. Mas tal ação, pode preocupar potências vizinhas, como Índia, Japão, Rússia e até os EUA.
_

A China anunciou nesta terça-feira que vai aumentar os gastos militares em 10,7% neste ano, para 740,6 bilhões de yuan (US$ 119 bilhões).

Também foi anunciado um aumento no orçamento de segurança nacional de 8,7%, chegando aos 769,1 bilhões de yuan, ultrapassando os gastos com defesa pelo terceiro ano consecutivo.

“Nós devemos acelerar a modernização da defesa nacional e das Forças Armadas para fortalecer as capacidades de defesa e militares chinesas”, disse o premiê Wen Jiabao em seu discurso de abertura da sessão anual do Congresso Nacional do Povo.

“Nós devemos sustentar a soberania, segurança e integridade territorial da China e assegurar seu desenvolvimento pacífico”, adicionou.

A porta-voz do parlamento, Fu Ying, disse nesta segunda-feira que “as políticas externas da China e suas políticas de defesa militar são propícias para a segurança e a paz na Ásia”.

A China tem dito repetidamente que o mundo não deve temer seus gastos militares, apontados pelo governo como necessários para fins legítimos de defesa.

“Não é uma boa notícia para o mundo que um país grande como a China não é capaz de se proteger”, acrescentou Fu.

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em Mundo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s