Em ação do Hezbollah, Síria retoma cidade estratégica de Al Qusair

O governo sírio anunciou nesta quarta-feira (05/06) que retomou o controle da cidade de Al Qusair, situada no oeste do país e próxima à fronteira com o Líbano. De acordo com agência estatal síria, o último ato foi realizado na noite desta terça-feira (04) depois de duas semanas de violentos confrontos contra os opositores.

Segundo informações do jornal britânico Guardian e do Observatório Sírio de Direitos Humanos, foram milicianos do Hezbollah, aliado do regime de Damasco, que efetuaram a ação final em Al Qusair após uma série de bombardeios do Exército.

A cidade de Qusair é considerada estratégica  para os opositores em função de sua localização conectar o norte do Líbano – de maioria sunita – com a província central síria de Homs. Esse canal de comunicação entre os países garante aos opositores o constante abastecimento de armas e munição.

Reprodução Twitter Al-Manar

Soldados sírios na ofensiva na cidade de Al Qusair

O regime sírio conseguiu um acordo para que as tropas opositoras se retirassem do local sem violência, evitando assim mais mortes de civis.

De acordo com informações da Agência Efe, na ação que retomou Qusair, os soldados governamentais apreenderam armas e destruíram abrigos dos grupos armados, além de desativar dezenas de artefatos explosivos que os supostos “terroristas” colocaram em casas e em estradas para evitar o avanço das forças armadas.

Agora, existe uma preocupação do governo sírio com a situação de pelo menos 1,2 mil feridos que estão dentro da cidade e que necessitam atendimento médico. O regime, apoiado por combatentes do Hezbollah, iniciou no último dia 19 de maio uma grande ofensiva contra os insurgentes para recuperar o controle de Al Qusair.

Segundo informações da Agência Efe, Al Qusair é também fundamental para o regime pois cria uma comunicação direta entre Damasco e seus redutos do litoral mediterrâneo, de maioria alauita – seita à qual pertence o presidente sírio, Bashar al Assad.

Fonte: Opera Mundi

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em Mundo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s